Quando Resgatar

 
Ouriço avistado durante o dia – Se encontrar um ouriço durante o dia significa que há algo de errado, pois estes são nocturnos. O mais provável é estar doente ou magoado, podendo estar desidratado, esfomeado, envenenado, cego ou com alguma fractura óssea.
 
 
Um bebé longe do ninho – Não é normal encontrar-se bebés longe do ninho, especialmente se forem recém-nascidos. Quando estão aflitos os bebés imitem um agudo chamamento na tentativa de chamar a mãe. Vigie durante algumas horas até ter a certeza de que a progenitora não regressou (sobretudo durante a noite), se realmente for um órfão, aí sim, é caso para os socorrer.
 
 
Um ouriço com menos de 600gr antes e/ou durante o Inverno – Um ouriço deve ter pelo menos 600gr para sobreviver à hibernação. Ouriços abaixo deste peso poderão morrer devido á insuficiente reserva de gordura no seu corpo. Se encontrar um ouriço no Outono ou Inverno que pareça ter menos de 600gr pese-o, se não tiver este peso necessita de ajuda.
 
 
Ouriço com perda de espinhos – Um ouriço com falha de espinhos não tem grandes hipóteses de sobreviver, necessita de ajuda. As infecções fúngicas (como neste caso) são um problema sério! 
 
 
Patas danificadas – Um ouriço com uma pata partida por exemplo não consegue-se enrolar. Isto torna-os mais vulneráveis aos predadores e incapazes de percorrerem grandes distâncias para procurarem alimento ou um parceiro. Se encontrar um ouriço a mancar ou a arrastar os membros deve socorrê-lo.
 
 
Feridas expostas – Qualquer ferida exposta é susceptível de ficar infectada, podendo causar a morte do animal. 
(nesta imagem vemos um ferida feita por um cão)