Lista de perigos

 
Fogueiras – Antes de acender uma fogueira, certifique-se que não há nenhum ouriço a dormir nela. Tenha especial cuidado a partir de Novembro, pois é a altura destes escolhem os ninhos para hibernarem, coincidindo com o Magusto de São Martinho.
 
 
Insecticidas – Evite o seu uso, se tiver de usar, compre o mais ecológico e remova caracóis e lesmas mortas assim que os vir.
 
 
 
Lagos/piscinas – Apesar dos ouriços saberem nadar, se o lago/piscina for demasiado íngreme e não tiver nenhum sítio por onde escapar, o animal cansar-se-á e acabará por se afogar.
 
 
 
Cortadores de relva e outras ferramentas de jardinagem – Um ouriço não foge quando ouve o barulho de uma máquina, apenas enrola-se, o que não serve de nada contra este tipo de maquinaria. Verifique sempre o local antes de iniciar o processo.
 
 
 
Elásticos/Plásticos e outros lixos perigosos – Podem ser letais se não forem colocados no lixo, o estrangulamento e infecção subsequente pode ser fatal.
 
 
 
Redes – Evite ter redes rentes ao chão, um ouriço pode ficar fatalmente preso nelas.
 
 
Carros – Infelizmente não há muito a fazer para reduzir o número de ouriços atropelados. Contudo, podemos ter mais atenção na estrada durante a noite, sobretudo durante os meses de Verão, altura em que estes estão mais activos.