Saber Comprar/Adoptar
Apesar da nova situação legal destes animais, manteremos na mesma aqui as informações desta secção. Alguns apectos a considerarem:
Alergias:
Apesar de terem pouco pêlo, existe sempre uma probabilidade de ser alérgico a estas criaturas, se tem alergias a pêlos verifique primeiro essa situação.
Expectativas:
Estes ouriços têm uma personalidade e comportamentos únicos. Alguns são sociáveis e irão sentar-se no seu colo enquanto vê TV e outros estarão sempre em movimento não tendo interesse em criar uma ligação consigo. Alguns até podem nunca ser completamente domesticados. Gostam de dormir durante o dia (horas de luz) mas á noite são muito activos podendo ser um pouco barulhentos procurando comida e correndo na sua rode de exercício.
Sentido de Oportunidade:
Tem mesmo de estar convicto que este animal é o indicado para si. Considere obrigações que já possa ter, ou situações futuras como: mudança de emprego, mudança de casa, casar, ir de férias e ter a certeza que estamos 100% prontos para levar um para casa.
Outros Animais:
Os Ouriços Pigmeu Africanos são solitários, mas podem dar-se com outros animais. Se quiser apresentar outro animal ao seu ouriço seja cuidadoso, nunca os deixe juntos sem supervisão e certifique-se que o seu amigo não está assustado.
Crianças:
Os Ouriços Pigmeu Africanos não são animais ideais para uma criança, isto porque as crianças têm mãos pequenas e os picos podem magoa-las. As crianças podem deixar cair acidentalmente o ouriço, podendo causar séries lesões. Muito raramente, um ouriço assustado poderá morder uma criança.
Escolher um veterinário:
É boa ideia escolher um veterinário antes de comprar o seu ouriço. Isto porque, em caso de emergência, não vai perder tempo à procura de um. É aconselhável escolher um especializado em exóticos perto de si. Se ficar doente leve-o ao veterinário de imediato.
Questões para o criador:
- Que idade tem o ouriço?
- É macho ou fémea?
- Como o teu alimentado e o que aconselha?
- A que tipo de habitat está acostumado?
- Que tipo de temperamento/personalidade tem?
- Têm algum tipo de garantia a nível de saúde?
- Pode dar-me uma cópia de registo médico?
- Posso contacta-lo no futuro se tiver alguma dúvida?
- Na impossibilidade de o manter, aceita-o de volta ou ajuda a arranjar um novo lar?
- Pode recomendar um veterinário com experiência?
Aspectos a verificar:
Peso - encontre um ouriço com peso normal. Um ouriço obeso provavelmente terá duplo queixo e num ouriço magro sentem-se os ossos. Nenhum destes é um ouriço saudável.
Olhos - devem ser redondos, estar abertos e livres de secreções.
Orelhas e nariz - sem secreções.
Pele e picos - limpos, sem excessiva perda de picos
Orelhas e Pele - livres de parasitas, feridas e crostas.
Área Anal e genital - limpas, sem sinal de secreções e diarreia.
Patas - Limpas e sem feridas ou crostas. As unhas não devem estar demasiado grandes.
Temperamento – Idealmente deve escolher um ouriço que seja amigável e que não tenha medo de ser manuseado. É comum os juvenis enrolarem-se e manterem os picos eriçados por alguns momentos, mas devem desenrolar rapidamente e começar a explorar o ambiente. Uma maneira de ver se é amigável consiste em virar o ouriço na nossa mão e ver se ele se mantém enrolado ou se rapidamente relaxa e abana as patas no ar.
Idade – o Recomendado é adquirir um ouriço entre 8 – 12 semanas de idade. Um bebé nunca deve estar à venda antes das 6 semanas! Depois das 12 semanas um ouriço continua a ser uma óptima aquisição, apenas perdeu a fase de bebé. Se procura especificamente um adulto, a partir dos 6 meses já pode ser considerado um adulto.
Macho ou fêmea? Ambos os sexos são dóceis quando manuseados gentilmente com frequência. Os Machos são normalmente maiores do que as fêmeas. A diferença está no pénis do Macho que se encontra a meio da barriga que se assemelha a um umbigo.
(Fêmea) (Macho)