Alojamento
Quando pensamos nas instalações dos nossos amigos, temos de ter em conta que devem estar alojados separadamente. Eles não gostam de socializar e quando juntos, o resultado mais provável é lutarem. Necessitam de bastante espaço (pelo menos 95X50 centímetros) para explorar, mas não deve deixa-lo á solta sem supervisão. Podem trepar e são especialistas em fugas! Não devem estar directamente ao sol, em sítios com corrente de ar, o chão deve ser liso e sem grades. Seja qual for o tipo de casa que escolher, certifique-se que não conseguem fugir, que dá proteção de outros animais, que não contém materiais tóxicos (tintas, vernizes) e se for madeira (verificar se não foi tratada). Deve ser fácil de limpar.
As 3 opções mais usadas são: Jaulas (não serve no caso de ouriços que gostem de trepar), terrários de madeira (são muito estéticos) e zoozone2.
Substrato
O papel prensado é a nossa recomendação, é a melhor opção para colocar no wc. Outra opção consiste em usar folhas de papel absorvente para a restante área, mas é bastante mais eficaz uzar tapetes absorventes. Outra opção consiste em usar mantas/fleeces como fundo. A Madeira prensada é absorvente, mas esfarela-se muito, causando pó e podendo causar eventuais problemas de saúde, logo não recomendamos esta opção. As aparas de madeira também não são recomendadas pois causam muito pó, podem causar alergias, dermatites e as lascas das madeira podem causar sérios problemas (ex: problemas oculares e no pior dos casos a amputação de um membro devido a uma infecção). Os Ouriços têm a pele muito sensível, por isso não devem estar em contacto com o substrato húmido ou molhado por muito tempo, pois podem ganhar dermatites e infeções. Deve-se limpar a casa dos nossos amigos uma vez por semana e remover os dejectos maiores todos os dias.
Pratos e bebedouros
O seu ouriço necessita de água fresca todos os dias. Recomendamos pratos (tigelas) pois apesar dos bebedouros comportarem mais água e a manterem mais limpa, podem verter, podem causar dentes lascados, cortes na língua e problemas cervicais devido à posição "não natural". Deve-se usar pratos em inox ou cêramica.
Brinquedos
Os Ouriços Pigmeu Africanos gostam muito de explorar, por isso pode dar ao seu amigo esconderijos, túneis, tubos e bolas. Certifique-se que os materiais são seguros, sem fios, pedaços pequenos que possam roer e engolir (ou ate sufocar). Lembre-se que todos os Ouriços Pigmeu Africanos são diferentes e não fique desapontado se este não mostrar interesse em brincar.
Exercício
É essencial que o seu companheiro tenha uma roda para fazer exercício, previne a obesidade, mantém o físico e constitui um factor de enriquecimento do seu meio ambiente. A roda deve ser de material sólido e não grades (pois as patas podem ficar presas e partir), devem assentar num chão sólido. O tamanho deve rondar os 30 centímetros. Muito provavelmente o seu ouriço vai defecar e urinar em andamento, certifique-se que é fácil de limpar. Alguns podem ficar viciados na roda, levando a uma perda de peso (quando isto se sucede deve-se retirar a roda apenas colocá-la por um certo período de tempo por dia). Não deve usar bolas de exercício para hamsters!
Esconderijos
Os Ouriços Pigmeu Africanos necessitam de alguns esconderijos na sua casa para se sentirem seguros. Se não tiverem acesso a este tipo de lugares pode ficar tão stressados que deixa de comer. Adoram esconderijos quentinhos!
Temperatura
O seu ouriço vai sentir-se muito feliz em temperaturas na ordem dos 24 - 29ºc.
Som
Os Ouriços Pigmeu Africanos têm um grande sentido de audição. Isto significa que são muito sensíveis ao ruído e podem assustar-se facilmente. Certifique-se que o mantém num local sossegado, longe da TV, aparelhagens, relógios, campainhas e aspiradores.