Cuidados/Higiene/Saúde

Quilling

Este é o nome do fenómeno/processo de queda e renovação dos picos dos ouriços. Esta fase dá-se por volta das 8 – 12 semanas, os picos vão caindo dando lugar a novos. Consegue acompanhar esta situação através da observação de picos no chão (esta fase pode demorar cerca de um mês). Notará que o seu ouriço vai ficar com mais comichão, irritado e sensível ao toque. Uma maneira de aliviar estes sintomas é dando um banho para suavizar e hidratar a pele.

Banho

Os Ouriços Pigmeus Africanos não necessitam de tomar banho muitas vezes, mas devem tomar quando tiverem as patas e a área genital suja, assim como na fase de muda dos picos. Pode usar ou não algum produto, mas se fizer, deve usar shampoo da marca Aveeno (à base de aveia). Deve-se ter uma escova de dentes para lavar e esfregar os picos, assim como uma toalha pré-aquecida (mal acabe o banho deve-se enrolar logo na toalha quentinha a fim de evitar uma constipação ou uma infeção pulmonar). A água deve estar quente/morna (pode-se utilizar a mão para medir a temperatura como se fosse para um bebé). Deve-se secar bem para evitar problemas de pele, se for necessário, pode-se usar um secador (cuidado para não queimar e deve-se tapar a cabeça).

 

Cortar as unhas 

Um Ouriço Pigmeu Africano necessita de cortar as unhas de vez em quanto. Isto pode ser um pouco complicado, especialmente se o seu ouriço for mal disposto ou simplesmente não estiver acostumado a isso. É melhor fazer esta tarefa com duas pessoas, uma a segurar o ouriço e as patas e outra a cortar. Se não se sentir seguro peça ao veterinário para cortar. Caso acidentalmente faça sangue, estanque com um produto próprio.

Sentidos

Os ouriços têm uma visão fraca e não conseguem medir alturas, ou seja, se estiverem numa mesa por exemplo são capazes de caminhar até ao limite e caírem (correndo muitas das vezes) pois não têm a noção que vão cair! Isto pode causar sérios danos ao seu amigo. Têm no entanto um forte sentido de olfacto, paladar, audição e tacto.

Linguagem corporal

Quando um ouriço assusta-se ou sente-se ameaçado, dá-lo a entender através de bufos, estalidos e enrolando-se. Muito raramente mordem. Com paciência e manuseamento cuidadoso, podem ser encorajados a relaxar, desenrolar e a pôr os picos planos para conhecer quem os está a pegar. Quando estão interessados e curiosos com alguma coisa podem cheirar e respirar ruidosamente pondo o nariz no chão ou para cima tentando captar novos cheiros.

Morder

Os ouriços não mordem com frequência, caso o façam, o mais provável é pensarem que o seu dedo é comida! Se for este o caso, normalmente começam por lamber antes de morder, se isto acontecer ponha-o no chão antes que morda e vá lavar as mãos para tentar remover algum cheiro. (Lembre-se que mesmo o cheiro de sabonetes pode despertar curiosidade nos nossos amigos se tiverem um cheiro muito forte!)

Evacuação 

O seu ouriço irá provavelmente defecar e urinar num sítio específico da sua casinha, normalmente num canto. Irão também fazer isto enquanto andam na sua roda, centrifugando tudo! (certifique-se que lava a roda frequentemente).

Hibernação

Quando um ouriço sente frio, hiberna para conservar energia. Enquanto hibernam, a respiração e ritmo cardíaco baixam significativamente. É muito perigoso deixar um ouriço hibernar, pois estes ao contrário dos Ouriços Europeus não estão preparados para isso! Para prevenir tal stress aos nossos amigos, devemos mante-los bem nutridos e numa temperatura confortável (24-29⁰C).

Temperatura 

Se um ouriço aquecer demasiado pode sofrer de um golpe de calor e morrer. Não deixe isto acontecer, mantendo a temperatura abaixo de 30⁰C. Quando estão com calor, arfam e estendem-se ao comprido de barriga para baixo na tentativa de arrefecer. Tenha especial atenção quando transporte o seu ouriço, os carros aquecem muito rapidamente ficando extremamente quentes! Nunca o deixe no carro sozinho.